quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Básico - Guns' N Roses

Guns é com certeza uma das bandas mais conhecidas do rock n roll, e uma das poucas que saiu “de cabeça erguida” com o advento do grunge, mesmo assim a banda ate hoje tem uma legião de fãs, que os torna verdadeiras lendas do rock.
Appettite For Destruction,em 1987 foi o primeiro álbum deles, e teve um impacto tremendo, não seria louco se dissesse que esse talvez seja o melhor álbum da década! Ou pelo menos um dos 10 melhores! No auge de sua inspiração e de seus vícios, a banda colocava seu cotidiano na bombada Los Angeles, nesse disco, o tornando uma verdadeira “biografia”.
Appetite For Destruction

01 - Welcome To The Jungle
O álbum abre com uma das melhores musicas, que riff, Axl estava muito nervoso quando gravou essa musica, destaque também para Steve Adle que na minha opinião é bem melhor que Matt Sorum.
02 - It`s So Easy
Outra grande canção, oscilando entre momentos calmos e pesados, a musica não deixa a peteca cair.
03 – Nightrain
A faixa 3 mantém o nível de canções fortes, o riff rasgado unido pelo perfeito cadenciamento da cozinha, faz dessa musica uma excelente canção, e ao vivo é tão poderosa quanto.
04 - Out Ta Get Me
E mais um Hard Rock empolgante a caminho, grande canção, o destaque fica pelo refrão, forte!
05 - Mr. Brownstone
Uma pequena biografia de Slash e seus vícios, talvez, a musica tem um toque selvagem, e riffs inspirados, é ótima.
06 - Paradice City
O que falar desse clássico? Cheio de momentos, quebras de ritmos, solos extravagantes, refrões marcantes, peso, enfim, formula perfeita, afinal de contas, quem não quer Ir para a Cidade Paraíso, onde a grama é verde e as garotas lindas? : D
07 - My Michelle
O riff dessa musica me remete a Los Angeles, consigo até me imaginar de cabelão andando pelas calçadas de lá, marcante.
08 - Think About You
Mais uma musica forte, e empolgante do Guns n Roses, mas não se destaca no disco.
09 - Sweet Child O` Mine
Um dos maiores riffs de rock, de todos os tempos, o clássico. Sem mais palavras.
10 - You`re Crazy (Electric)
Versão hard rock, dessa grande musica, na verdade não sei dizer se essa seria a versão original, ou a mais calma de outro álbum seria.
11 - Anythin Góes
Outra musica boa mas que fica ofuscada pelas grandes musicas desse disco.
12 - Rocket Queen
Encerrou com chave de ouro, destaque para os andamentos da musica e Duff sabia o que queria no baixo dessa musica.
Um ano depois, a banda lança GN`R Lies, um álbum relativamente menos pesado do que o primeiro, e diria até mais calmo. O álbum é subestimado, mas revelou grandes canções.

GN'R Lies

01 - Reckless Life
O álbum abre com essa explosiva musica regada de Hard Rock, a musica, deixa uma impressão errada quanto ao disco, você vai esperar esse peso em todo álbum.
02 -Nice Boys
E a peteca não cai, a musica tem um refrão empolgante.
03 - Move to The City
O riff é legal, e a musica com certeza chama atenção do álbum, criativa e divertida.
04 - Mama Kin
Cover de Aerosmith, a versão não ficou muito diferente, claro os timbres de Axl e Tyler são diferentes.
05 – Patience
Aqui o grande clássico da banda, depois de quatro porradas seguidas, o ouvinte que não conhece a banda, até se assustaria, mas a musica que ele esta ouvindo é um dos grandes clássicos da banda.
06 - Used To Love Her
A musica mais divertida da banda, me imagino a tocando em uma praia cercado de amigos, muito legal.
07 - One in a million
Os violões continuam nessa grande musica, se você ouvi-la na intrega você vai gostar, porque ela tem a atmosfera do Guns.
08 - You're Crazy
E o álbum encerra com a versão em violões de You’re Crazy, a faixa 10 do álbum anterior.
Com esses dois lançamentos a banda se torna mundialmente conhecida, e embarca em um projeto grande, o duplo Use Your Illusion levou a banda ao patamar onde até hoje ela se encontra ou deveria estar, como são dois álbuns grandes, falarei só os destaques de cada álbum.


Use Your Illusion I

02 Dust N' Bonés
Aqui os teclados são maliciosamente usados, casando-se bem com as guitarras de Slash. Grande musica, empolgante ao vivo.
03 Live and Let Die
Hino do ex Beatle Paul, com certeza a versão ficou interessante na voz de Axl, e bem mais agressiva também.
04 Don't Cry [Original Version]
Outro grande hino, musica complexa, que abre com seu clipe com fuso, a viagem a mente de Axl, os back vocals tiveram participação do falecido vocalista do Blind Melon.
07 Bad Obsession
Essa musica é super empolgante, o uso de gaitas, e a versatilidade vocal de Axl são suficiente pra tornar a musica, super.
10 November Rain
Uma das maiores baladas deles, a viagem pela mente de Axl continua com essa surpreendente e emocionante canção, que fazem dos mais saudosos fãs de rock chorarem.
11 The Garden
Essa musica une de uma maneira rica, o peso, a melodia, de Axl e cia. Grande canção.
14 Bad Apples
Essa musica mostra uma influencia de Rolling Stones, refrãos cheio de vocês, versos quase que falados, enfim, grande musica.
16 Coma
O disco 1 encerra com essa canção autobiografada de Axl, sobre suas experiências com overdoses, a musica é cheio de momentos, a ouça com atenção.

Use Your Ilussion II

01 Civil War
A musica abre com essa maravilhosa canção, que mostra o incomodo dos músicos para com a hipócrita sociedade que preza a guerra.
02 14 years
Mais uma canção que usa bem os teclados, de uma maneira rocker, grande musica, empolgante.
03 Yesterdays
Melodia muito linda, e apesar da voz de Axl não ser das mais doces, a musica ficou gostosa, sem ser melosa, alegrinha.
04 Knockin' on heaven's Door
Mais um cover dessa vez de Bob Dylan, e com certeza essa musica ficou famosa pelas mãos do Guns.
05 Get in the Ring
Essa musica é cheia de atitude, afronta, palavrões, de “suckers” e “fuckers”, mas a musica é empolgante, curte aí.
07 Breakdown
A musica começa calma, e vai gradativamente ficando mais Rock n Roll, grande musica, é abertura do posterior DVD dos shows no Japão, que leva o nome do disco e claro da turnê.
08 Pretty Tied Up
O riffzinho vagabundo fez sentido na musica, e ao vivo ela soa rápida e empolgante como nunca, grande refrão.
10 So Fine
Nessa romântica canção Duff da uma palhinha ao cantá-la, e soa bem na voz dele, na verdade anos depois ele gravou cd solo, e ele tem um timbre de vocalista de banda de rock mesmo. Grande musica, ótimo momento.
11 Estranged
Nessa o ouvinte é convidado a sair da mente de Axl, guiado pelos solos arrepiantes de Slash, a musica é surpreendente, e depois de ouvi-la, você não vai entendê-la.
12 You Could Be Mine
Aqui pra quem não sabe, as baquetas já não estão nas mãos de Steve e sim de Matt Sorum, ex-The Cult, ele manda bem, como podem ver na poderosa introdução.
13 Don't Cry [Alternate Lyrics][Version]
Aqui uma versão alternativa de Dont Cry, só que a ênfase fica por conta dos vocais muito bem trabalhado, mostrando que com uma musica boa, se da para brincar bastante.
14 My World
O álbum e a saga Illusion termina com essa musica, estranha e na minha opinião desconexa com o álbum, os toques industriais mostrariam o que seria o Guns futuramente. Os gemidos ao fundo, dizem que se trata da namorada do Steve, estranho né?!

Depois do sucesso dos Illusion, a banda lança um álbum de covers, mas que não agradou muito, essa época os egos já estavam muito grandes, e as contendas maiores, e a banda acabou, 6 anos depois um álbum ao vivo, um dos melhores na verdade, reúne grandes clássicos da curta carreira da banda, no final de 2008 chega o aguardado Chinese Democracy, álbum na qual Axl trabalhava desde do fim da formação original, e bom, não chega perto do auge da banda apresentado aqui, o destaque seria a canção “Madagascar” que foi composta na época da formação clássica, e mesmo assim, com arranjos modificados da original. Eu restringi a resenha dos Illusions, para as músicas que mais chamariam atenção, mas não deixe de ouvir os álbuns inteiros. É isso aí pessoal.


Por: Orlando Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário