sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Básico - Whitesnake

Que o Whitesnake é uma das maiores bandas de rock, todo mundo sabe, mas quando eles começaram a ser conhecidos mundialmente, só os fãs, deixando as pretensões de qualquer “Best Of’ de lado, começo aqui a serie, O Básico, com 4 álbuns mais conhecidos e neles você acha o ápice da inspiração da banda


COME AN'GET IT

01 Come an' get it
A música soa bem como abertura, é boa de se ouvir em um carro, ou por em algum filme, sabe aquelas cenas de bar, não chama atenção, apesar de ser uma musica cativante.
02 Hot stuff
Musica rápida, e como o próprio nome sugere “quente”, aqui David Coverdale bebe do seu rock encorpado de blues dos tempos de Deep Purple, destaque pro cadenciamento.
03 Don't break my heart again
O teclado ao som de órgão abre essa faixa, que começa criando uma expectativa, a música une de uma forma precisa o apelo, o ritmo e o peso que o Whitesnake junta, tornando letras de baladas, em verdadeiros clássicos do rock.
04 Lonely days, lonely nights
A faixa soa bem Led Zeppelin, a influencia é fortíssima nessa faixa, de modo que poderíamos ate imaginar Plant a cantando.
05 Wine, women an' song
Aqui uma faixa que mostra um vinculo do Hard Rock com o Rockabily, mostrando uma verdadeira gama de influencias que David Coverdale, faixa divertida, e muito boa de se curtir.
07 Would I lie to you
Um riff bem AC DC, os versos soam bem despretensiosos, mas a faixa une essa simplicidade com boa musica de uma forma única, o refrão nada clichê, mesmo assim consegue se tornar figurinha fácil em nossa mente.
08 Girl
Aqui temos uma musica que na minha opinião soou despercebida, apesar do ótimo baixo em blues, e o refrão “Aerosmithiano” da época do inicio de sua carreira.
09 Hit an' run
Mais uma faixa, em estilo Led, o refrão não é legal, soa repetitivo.
10 Till the day I die
O álbum encerra com essa baladinha country, a musica é muito boa, mas não se encaixa como ultima faixa, de qualquer forma excelente canção, balada sem pretensões comerciais, mas não se deixe levar pelo violãozinho e teclado, a guitarra já vem aí.
Mas porque esse álbum foi importante? Bom, ele marca uma transição fundamental que o Whitesnake teve, levando sua música ao Hard Rock mais cru e dando menos ênfase ao blues do Purple, mesmo assim em algumas faixas elas ainda são evidentes.


SAINTS & SINNERS

No ano seguinte foi lançado Saints & Sinners.
01 Young blood
A musica que abre o álbum, mostra um pouco do que o ouvinte pode esperar, e mostra o David mais agressivo, em refrões mais Hard Rock, ou seja mostrou que não ta pra brincadeira. A musica em si já é um dos destaques.
02 Rough an' ready
O Hard Rock continua nessa faixa, a nível é o mesmo da anterior, boa guitarra, ótimo andamento, solos legais, sendo que ela soa menos agressiva que sua antecessora, apesar de mesmo assim ser uma canção crua, e os solos estão soberbos, ate mais que os do álbum anterior.

03 Bloody luxury
Aqui temos uma “review” das influencias do Deep Purple, o teclado em ritmo “rockabbily” tornam a musica gostosa de se apreciar, e muito divertida,
04 Victim of love
A introdução é comum, se tratando de Whitesnake, riffs em acordes, simples como se nem quisesse impressionar, e mesmo assim impressiona, a musica soa boa, muito boa, o refrão só que pode parecer meio obvio, boa musica.
05 Crying in the rain
Aqui diria o primeiro “hit” do álbum, a musica tem um peso blues, misturado com aquela malicia de David, ótima musica.
06 Here I go again
A musica mais popular do disco, e da carreira também, em um álbum com tanta musica pesada, parece ate desconexo ter essa canção no álbum, mas ela fez a diferença.
07 Love an' afection
O peso volta, mas acho que o ouvinte ainda iria pensar em Here I go Again, pelo menos eu pouco percebi nessa canção, o destaque fica pro refrão, pra quem gosta dos famosos “corinhos” famosos em Hard Rock.
08 Rock an' roll angels
Essa musica trás uma levada muito empolgante, deveria soar muito legal ao vivo, divertida, bem cadenciada, com certeza um dos destaques, porque essa musica não é aqueles hinos famosos sobre Rock n Roll? : (
09 Dancing girls
A musica é boa....apenas.
10 Saints an' sinners
A musica que intitula o álbum conclui bem esse trabalho, tornando o álbum mais malicioso, maldoso, no bom sentido, e pesado.




SLIDE IT INDois anos depois, o Whitesnake lança Slide It In, que leva adiante o sucesso ate então conquistado, o que esperar desse álbum? Tudo do anterior, só que mais comercializado, sem ser medíocre, claro.



01 Gambler
David é um cara que gosta muito de sacanagens, os encartes a maioria tem a cobra branca sempre em tons maliciosos, e imagens em dupla interpretação, mas essas sutilezas não existem nas musicas, taí um exemplo.
02 Slide it in
A musica que intitula o álbum, é divertida, sex, rock n roll, e faz do álbum algo mais gostoso de se ouvir, a musica, muito boa, o refrão viciante.
03 Standing in the shadow
E o nível se mantém nessa ótima musica, cara aqui David tava em ótima forma, a levada super bacana, sem comentários.
04 Give me more time
Aqui, não diria que o nível diminui, a musica é boa, mas de alguma forma soa previsível, não a descarte, é boa, mas você não vai se surpreender.
05 Love ain't no stranger
O hino do Whitesnake, o que dizer dela? Simplesmente sensacional, é um orgulho ouvir essa canção, ótima letra, ótima melodia, ótimo peso, ótimo, ótimo, ótimo...
06 Slow 'n' easy
Aqui a levada é mais blues, na verdade diria que a musica é um blues, e é muito boa, mostra a versatilidade de David para com alguns agregados do rock, e alem do mais, ele curte mais do que ninguém esse estilo.
07 Spit it out
A musica é boa, e deve ser incrível ao vivo, simples, sem pretensões, é por musicas como essa que digo, ouvir os hits é legal, mas aí você perde as perolas.
08 All or nothing
Mais uma canção Hard Rock, sobre como é ser Rock n Roll ser Rock n Roll. Não entendeu? : D A musica é boa, divertida, ótima de se cantarolar ao ouvi-la.
09 Hungry for love
Musica boa, bem feita, não destaca, nem surpreende, mas é boa.
10 Guilty of love
Depois de ouvir tanta musica boa, você nem esperaria encontrar essa maravilhosa musica no fim do disco, mas ela encerra de uma maneira especial essa bolacha, tornando o disco super agradável.

SLIP OF THE TONGUE
Cinco anos depois, o auge, talvez whitesnake nunca tenha chegado perto disso, já acumulado numerosos hits dos trabalhos anteriores, chega Slip of The Tongue, com ninguém menos que Steve Vai na guitarra.

01 Slip of the tongue
A abertura me lembra Thirller do Michel Jackson, mas só no começinho mesmo, as guitarras entram e agente sente a diferença desse álbum para os anteriores, David aposta em tons mais autos, e grita a todo vapor, nessa faixa de abertura, ótima por sinal.
02 Cheap an' nasty
Mais um Hard Rock poderoso, de fazer qualquer rocker levantar e andar de cabeça erguida pela rua com esse disco na mão.
03 Fool for your loving
Que hino, fala serio, essa musica da vontade de chorar, e nem é lenta, esse álbum mostra o quanto o Whitesnake se modificou, pouco se parece com a banda de Come Ant Get It, também ne a galera tudo vazou. Ótima canção, de arranhar o cd.
04 Now you're gone
Você mal se recupera da musica anterior, aí vem essa balada, o que vem na mente é “Qual é David, quer matar a gente?” Essa dobradinha de hits deixa qualquer ouvinte tonto, que teclado, que refrão, super, super empolgante.
05 Kittens got clows
Depois de ter repetido as faixas 3 e 4 milhões de vezes, você ainda quer ouvir o álbum, e não vai se arrepender, olha o David cheio de tesão cantando! Essa musica é super empolgante.
06 Wings of the storm
Aqui somos agraciados com um Heavy Metal dos clássicos, que poderia ser de quaquer Rob Halford da vida, o refrão perde um pouco de peso e velocidade, soa mais Hard, mas a musica como um todo, pesada!
07 The deeper the love
Olha outro hino aí, cara que musica! É o tipo de musica que a gente escuta, e sei lá, a gente fica feliz, bem, da vontade de sorrir o dia inteiro, perfeita.
08 Judgment day
Essa musica é outra perola de peso, ela soa tensa, e tem ótimas quebradas de ritmo, ela mostra uma banda cada vez mais dinâmica, talvez com a popularidade do Heavy Metal nessa época e a queda do Hard Rock, a necessidade de fazer algo “meio termo” tenha surgido, bom o Whitesnake sobrevive até hoje.
09 Slow poke music
Essa musica, soa algo do álbum anterior, como se tivesse sobrado sabe qual é?! : D Não é ruim, mas sei lá, não chama atenção, mesmo tendo ótimos momentos.
10 Sailing ships
Uma balada pra encerrar, e das boas, é incrível a capacidade desse cara de compor canções tão agradáveis, grande destaque também.

Aqui apresentei o básico do Whitesnake, 4 álbuns que mostram toda a dinâmica da banda, com certeza seu auge foi na década de 80, mas antes não era reconhecida, e depois ficou um pouco esquecida, se você curte um acústico tem o álbum Starkers in Tokyo gravado no Japão em 1998, enquanto eles passavam por lá, o set list foi registrado em dvd. Aqueles dvds estilo Hard n Heavy são bons, mostra o David e a banda na época de seus grandes sucessos, e suas idéias sobre o amor, tema que ele mais aborda em suas músicas.





Por: Orlando Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário