terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A-ha - Hunting High and Low [1985]

O A-ha é uma banda de Pop/Rock e New Wave formada em 1982 em Oslo, na Noruega com Morten Harket no vocal, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen. Alcançou um sucesso incrível com "Take on me", presente neste albúm, mas as suas outras canções são muito mais do que isso. Alguns dizem que A-ha é uma banda de um só HIT, bom, parece que não sabem apreciar a boa música.
Hoje falarei sobre o primeiro albúm deles, lançado em 85, Hunting High and Low! Um clássico absoluto, não só do A-ha como da história da música, por contar com clássicos como "Hunting High and Low", "The Sun always Shines on TV", "Train of Trought" e é claro, a incrível "Take on me".
O Álbum abre com "Take on me" a música mais conhecida do A-ha, a música que levou a banda ao estrelato e até apagou um pouco o brilho das outras músicas do albúm, fazendo com que o A-ha fosse considerado uma banda "One-hit Wonder" o que é um crime sendo que o A-ha possui músicas muitos superiores à essa, mas é claro, isso não aconteceu em todo o mundo, acredito que foi, principalmente, nos EUA, aqui no Brasil por exemplo o A-ha foi muito mais que "Take on Me". De qualquer forma "Take on Me" é um música extremamente original, criativa, como um Refrão daqueles que nunca mais saem da sua cabeça, simplesmente uma música íncrivel, isso ninguém pode contestar.
Após "Take on me" começa "Train of Trought" e a música é simplesmente demais, com uma refrão marcante, não tem enrolação aqui, é criatividade do ínicio ao fim. A versão remixada (que se encontra no "Headlines and Deadlines - THE HITS OF" de 93) dessa música ficou ainda melhor, tornando a música muito mais grandiosa, principalmente no refrão, uma das minhas preferidas do A-ha. Outro grande clássico chega na 3ª faixa "Hunting High and Low", fez muito sucesso aqui no Brasil. Ainda tenho dúvidas se essa é a minha preferida, pois o A-ha tem muita música boa, mais é uma música magnífica, emocionante, destaque mais uma vez para a versão remixada, que deu um "algo a mais" na música. Logo depois vem "The Blue Sky", confirmando que esse albúm é quase como uma coletânea, a música é demais, refrão ótimo, melodia incrível, e todos aqueles "barulhinhos" que quem curte um bom New Wave tanto gosta. A 5ª música, "Living a Boy's Adventure Tale", é de viajar, sei lá é algo inexplicável, uma música bem simples, com um refrão mais simples ainda, todo bom albúm precisa de uma música assim pra dar aquela acalmada, até porque a próxima é uma porrada, é muito som! Falo de "The Sun Always Shines On TV", outro grande sucesso do A-ha, com uma introdução impecável, bem tranquila e seguida de uma boa batida, é algo bem New Wave, acho que é a música mais New Wave do A-ha tendo no refrão mais uma vez o ponto alto da música e do álbum. "And you Tell Me" é uma espécie de introdução, uma baladinha maneira de 1:51 minutos seguida de "Love is Reason" aquele tipo de música que se fosse de outra banda de New Wave ou Synth Pop certamente seria seu maior sucesso pois é uma excelente música, com um ótimo refrão preenchendo cerca de 60% música, vale muito a pena de ser ouvida. A nona faixa é "I Dream myself Alive", tá ai uma canção que eu não tinha ouvido direito e que eu me apaixonei, isso é anos 80 cara, que refrão, que coisa incrível! Isso não existe mais! A música é perfeita, outra canção que mais uma vez se garante no refrão, o que é maravilhoso, com direito a um cara falando "A-ha, A-ha" no finalzinho da música. Agora vem a parte mais triste do álbum, o final. "Here I Stand and Face The Rain" é a décima e última do álbum, simplesmente perfeita pra fechar o álbum, é uma música bem mística, quase angelical, com uma batida bem forte, e ao mesmo tempo é reflexiva e intrigante.
Depois desse albúm o A-ha fez muita música boa, que não perde em nada pra essa 1ª álbum, mas se fosse pra escolher o melhor da banda, seria esse aqui, porque foi aqui que essa grande banda começou. Bons Tempos...

Nota: 10
1."Take on Me"* (Waaktaar/Furuholmen/Harket) - 3:48
2."Train of Thought"* (Waaktaar) - 4:14
3."Hunting High and Low"* (Waaktaar) - 3:45
4."The Blue Sky" (Waaktaar) - 2:36
5."Living a Boy's Adventure Tale" (Waaktaar/Harket) - 5:00
6."The Sun Always Shines on T.V."* (Waaktaar) - 5:08
7."And You Tell Me" (Waaktaar) - 1:51
8."Love is Reason"* (Furuholmen) - 3:04
9."I Dream Myself Alive" (Waaktaar/Furuholmen) - 3:06
10."Here I Stand and Face the Rain" (Waaktaar) - 4:30

Por: João Pontes

2 comentários:

  1. Olá!
    Amei essa matéria!
    Gosto muito de a-ha!
    Uma das minhas bandas favoritas!
    E que me lembra muito das minhas épocas de namoro!
    BJOS E ADORO SEU BLOG!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcela! As minhas épocas também....

    ResponderExcluir