quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

The Romantics


Um dos gêneros mais bacanas, porém pouco comentado é o power pop, que teve grandes representantes na década de 70 como Raspberries, Big Star e Cheap Trick. E nos anos 80, o gênero teve bons grupos, que conseguiram algum sucesso e atenção. Um deles, os Romantics, entupiram as FMs do mundo (e daqui também) como o hit “Talking In Your Sleep”.

A história da banda começa nos anos 70, precisamente em um dia dos namorados do ano de 1977, quando quatro garotos - Wally Palmar (vocais), Jimmy Marinos (bateria), Mike Skill (guitarra) e Rich Cole (baixo) – começaram a tocar, irritados e frustrados com o tédio. Ao invés de conseguirem trabalhos em shopping centers, lanchonetes, resolveram abraçar o movimento punk que explodia no planeta. Resolvem adotar o nome The Romantics e começam a montar um repertório básico. A influência do grupo ia de MC5 a Stooges, The Up, Rationals (bandas da cena local de Detroit nos anos 60 e 70), passando pelos grupos ingleses da década de 60 – Kinks, Who, Stones, Animals. O som era cheio de energia, bom humor, irônico, tudo coberto com muito volume saído dos amplificadores.

Os Romantics tinham uma imagem simples e limpa, com cabelos curtos, calça e camiseta. Mas resolveram mudar para poderem se destacar dos demais e começaram a ficar famosos quando adotaram um visual que os marcariam até hoje: ternos de couro vermelhos!capa do compacto Little White LiesDepois de muita luta e apresentações por todos os cantos, resolveram fundar um selo próprio, Spider Records, e lançaram o primeiro compacto, contendo as canções “Little White Lies” e “I Can’t Tell You Anything”.

Em 1979 assinam com a Nemperor Records in 1979 e em três semanas gravam o primeiro LP do grupo, batizado apenas de The Romantics. O disco trazia uma cover dos Kinks, “She’s Got Everything You” e dois dos primeiros sucessos do grupo, “When I Look In Your Eyes” e a clássica “What I Like About You”.

O sucesso começava a aparecer em doses maiores, mas acabam perdendo o guitarrista Skill, que é substituído por Coz Canler. É com Canler que lançam o novo disco no ano seguinte, Strictly Personal, que alcança boa vendagem e sedimenta a imagem dos Romantics.

O grupo começa então a trabalhar em novas composições e em 1983 lançam o disco que os fariam vender milhões: In Heat.capa do disco In HeatAmparado em dois clássicos do grupo, “One In A Million” e, principalmente, “Talking In Your Sleep”, o grupo conquista todas as rádios do planeta.

Deixando um pouco o som mais ingênuo da banda e com uma produção mais bem cuidada, o grupo consegue uma pequena obra-prima pop e o sucesso cresce assim como os bizarros cortes de cabelo. O álbum alcança rapidamente a marca de disco de ouro e coloca as duas canções no Top 10, feito inédito.

Com essa mentalidade simples e tendo apenas o rock em foco, os Romantics continuam tocando pela América, Europa, Japão e Austrália. Os discos da banda não estão mais disponíveis em catálogo, mas uma boa pedida é a coletânea de 1990, What I Like About You (And Other Romantic Hits), com 10 faixas e que dá um bom apanhado do grupo, se você quiser importar algo deles. E não deixe se assustar com os ternos vermelhos achando que são apenas um sub-Duran Duran. Afinal, eles são muito mais do que isso.

Fontes
http://www.beatrix.pro.br/mofo/romantics.htm





Um comentário: